Coleções

Coleção Biblioteca Básica
As Conseqüências do Letramento
Jack Goody e Ian Watt (trad. Waldemar Ferreira Netto)
p.78
ISBN: 85-99829-03-3
Editora Paulistana
R$ 21,00
comprar
Apresentação

     O texto original — “The consequences of literacy” — foi publicado em abril de 1963, no nº 3 do volume 5 do jornal Comparative Studies in Society and History, da Universidade de Michigan, EUA.

     Neste livro, os autores discutem as relações entre o letramento e diversos aspectos que envolvem as sociedades no desenvolvimento de uma cultura escrita desde a Grécia antiga, como o aprimoramento de uma perspectiva crítica e histórica, o individualismo e a especialização na cultura ocidental. Eles também relacionam o letramento às diferentes tarefas que a antropologia e a sociologia têm para estudar as sociedades orais e letradas.

Autores

     Jack Goody é professor emérito de antropologia social da Universidade de Cambridge e fellow do St. John´s College desde 1961. Entre suas obras mais significativas estão: Literacy in Traditional Societies (1968), The Domestication of the Savage Mind(1977), The Logic of Writing and the Organisation of Society (1986), The European Family: and Historic-Antropological Essay (2000) e Islam in Europe (2004).

     Ian Watt (1917-1999) era crítico literário e especialista em história da literatura. Foi professor emérito de inglês da Universidade de Stanford e sua obra The Rise of the Novel: Studies in Defoe, Richardson and Fielding(1957) é um importante trabalho na história desse gênero.

Link - Entrevista com Jack Goody.

Resenhas publicadas

     Um clássico finalmente traduzido Autoras: Kely Cristina Nogueira Souto - Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; Maria José Francisco de Souza - Universidade Federal de Minas Gerais GOODY, Jack; WATT, Ian. As conseqüências do letramento. Trad. Waldemar Ferreira Netto. São Paulo: Paulistana, 2006. 77p. (Coleção Biblioteca Clássica). [ resenha completa em PDF ]

Outros Títulos