Coleções

Coleção Sobrescrita
Escrita aos pares - Experiência e registro de uma testagem processual
org. Angelina Fregonesi, Eloisa Galesso e Valdir Heitor Barzotto
p.177
ISBN: 978-85-99829-65-3
Editora Paulistana
R$ 38,00
comprar
Apresentação

A cole√ß√£o SOBRESCRITA, que publica resultados de reflex√Ķes sobre a escrita e suas destina√ß√Ķes, seus endere√ßamentos, apresenta seu quarto volume: Escrita aos pares - Experi√™ncia e registro de uma testagem processual.

O princ√≠pio que norteia a cole√ß√£o √© o de que escrever implica dirigir-se a textos, sujeitos e discursos anteriores em busca de inser√ß√£o no legado cultural, valorizando- o a partir do compromisso √©tico em fazer avan√ßar o conhecimento recebido. Tal compromisso exige humildade para compreender o que foi feito e para colocar-se a servi√ßo da produ√ß√£o de novos conhecimentos, o que se pode fazer por meio do debate e por tentativas de escapar de, pelo menos, alguns de seus condicionantes. Entende- se que escrever implica, ainda, e ao mesmo tempo, endere√ßar-se claramente a textos, sujeitos e discursos futuros. Por meio do tensionamento de convic√ß√Ķes estabilizadas e da provoca√ß√£o de inquieta√ß√Ķes mobilizantes e capazes de promover compromissos com escritas futuras.

Assim, tornou-se natural que a experiência com a testagem processual vivida pelos professores de Língua Portuguesa da Escola Graduada fosse registrada e publicada nesta coleção.

Mesmo contando com a experiência de todo professor em avaliar a produção escrita dos alunos, esses professores passaram um período convivendo com uma avaliação a mais, feita de fora da escola. Em meio a descontentamentos de diferentes ordens, alguns relatados nos capítulos deste livro, os professores reassumiram o direito de avaliar os textos de seus alunos e o seu próprio trabalho, montando testagens, corrigindo os textos, elaborando relatórios, detectando os problemas de escrita de seus alunos, detectando problemas na condução de suas aulas, preparando atividades, revendo sua prática em sala de aula, etc. Sempre aos pares, em conjunto com colegas, coordenadores e tendo o aluno como interlocutor de todo o trabalho, entre outros.

Portanto, o registro da experiência desse grupo de professores se coaduna com os propósitos da coleção, pois trata-se de um investimento de autores que se dispuseram, ao mesmo tempo, a reconhecer o que já está feito na área e não apenas confirmar ou divulgar os propósitos centrais dos textos lidos e do trabalho feito, mas que assumiram o risco de movimentar sua prática e depois seu registro em direção a uma outra coisa, ainda que não se saiba bem o que é, mas que tem um sabor de autonomia, emancipação, construção coletiva e, acima de tudo, desafio endereçado aos pares para garantir o direito de produzir seu próprio trabalho.


Valdir Heitor Barzotto
Coordenador da Coleção

Outros Títulos