Coleções

Teatro e língua estrangeira
Paulo Roberto Massaro
p.0
ISBN:
Editora Paulistana
R$ 34,00
comprar
Apresentação

     Acompanhando passo a passo as diversastrilhas entre o vislumbre e o olhar percorridas pelo autor, o leitor deste livro é convidado a refletir sobre os parâmetros teóricos e práticos necessários ao engendramento de uma concepção pedagógica que entrelace Linguagem Teatral e Língua Estrangeira.

     Para tanto, o autor relata e discute no capítulo O vislumbre sua experiência na elaboração e na condução de oficinas de Teatro em francês língua estrangeira destinadas a aprendizes adolescentes vinculados à Aliança Francesa de São Paulo. Com o objetivo de demonstrar a distinção entre simulação do discurso e engajamento discursivo através da instauração de um contexto ficcional,o capítuloConstruindo o olhar investiga o grau de vinculação pedagógica da práxis teatral com o nível teórico e discute as funções que procedimentos tais como a dramatização, o role play game (Jacob Levy Moreno), o jogo teatral (Viola Spolin) e o jogo dramático (Jean-Pierre Ryngaert) cumprem quando inseridos nas diferentes Metodologias e Abordagens de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Concebendo a Linguagem Teatral e a Língua Estrangeira como objetos de aprendizagem entrelaçados, o capítuloO olhar analisa a formulação, o processo e o produto da oficina experimental On joue en français, realizada na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

     Este caleidoscópio formado pelas experiências teóricas e práticas do autor, bem como por depoimentos dos aprendizes, indaga, em suma: quais seriam as incidências da aprendizagem de um objeto sobre a do outro? Haveria aquisição simultânea de duas linguagens? Quais são implicações e decorrências não só para a Didática, mas sobretudo para o sujeito que se fala em língua estrangeira?

 

Outros Títulos