Coleções

Cartinha com os preceitos e mandamentos da santa madre igreja
João de Barros
p.176
ISBN: 9788599829233
Editora Paulistana
R$ 37,00
comprar
Apresentação

     A Cartinha com os Preceitos e Mandamentos da Santa Madre Igreja de João de Barros, (Lisboa, 1539) é um instrumento pedagógico inovador, uma vez que, de forma pioneira, apresentou as letras do alfabeto associadas a desenhos. A Cartinha de João de Barros, para seus contemporâneos, tinha uma dupla tarefa: educar e evangelizar, pois, além de ensinar as primeiras letras, esta cartilha servia como instrumento de evangelização ao levar, em língua portuguesa e em latim, a doutrina católica aos povos recém-contactados pela expansão marítima. No mundo português do século xvi, a expansão do império lusitano acarretou também a expansão da língua portuguesa. Por sua vez, esta, irradiando-se de Lisboa, não se limitou ao ultramar e teve, como instrumentos pedagógicos, por um lado, as cartilhas para aprender a ler e, por outro, as gramáticas e ortografias, entre elas, as de Fernão de Oliveira (1536), a de João de Barros (1540), a de Gândavo (1574) e a de Nunes de Lião (1576). 

     Esta edição, além da reprodução mecânica do original, traz uma leitura ‘semidiplomática’ com aparato crítico e uma leitura modernizada.

Autor

     Gabriel Antunes de Araujo é professor do Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

Outros Títulos